
23 de fevereiro de 2025
«Como quereis que os outros vos façam, fazei-lho vós também.»
(Lc 6, 17.20-26)
Uma palavra fraterna...
"Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos injuriam. Continuamos a leitura e a escutar Jesus no sermão da planície, sermão das Bem-aventuranças.
Propostas de vida que só se podem entender a partir da profunda convicção de Jesus, de que o mal e a violência, nunca poderão ser superados se teimarmos em prosseguir pelo mesmo caminho.
Todos os dias as notícias fazem-nos chegar relatos de violência, agressão, humilhação, dos mais frágeis e humildes. Situações que não podemos deixar de denunciar a quem de direito, mas. se queremos de verdade transformar a sociedade em que vivemos, a proposta de Jesus é a única que pode fazer a diferença: "como quereis que os outros vos façam, fazei-lho vós também".
O perdão, a reconciliação e a paz começam no mais íntimo de nós mesmos, no nosso coração, no nosso íntimo. Esta, a regra de oiro que o Evangelho nos convida a viver.
Toda a liturgia é expressão desta reconciliação, desta paz e desta fraternidade, que somos chamados a construir no nosso quotidiano. Na família, nas relações de vizinhança, no trabalho, com os amigos, nas mais diversas circunstâncias.
Reconciliação com Deus e com os irmãos.
Só assim conseguiremos derrubar as diferenças que impedem a comunhão e amizade,
a fraternidade que Cristo espera dos Seus discípulos, de todos e cada um de nós...
Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem.
Fraternalmente,
Pe. João Valente.
Comments