Tenho a certeza e, todos o sabemos, todos os anos procuramos que as celebrações do Natal não se limitem a um conjunto de refeições melhoradas, à troca de lembranças, a uma superficialidade de gestos e encontros vazios de sentido e pobres de verdade.
O encontro com Jesus, o verdadeiro sentido do Natal, é antes de mais, a expressão sincera e autêntica, dessa alegria, de uma vida transformada e renovada pela Sua presença....
Por isso, nas vésperas da celebração do Natal do Senhor, ecoa em nossos corações a mesma pergunta que os discípulos de João Baptista lhe dirigiam: "Que devemos fazer?" E, nas suas respostas, a indicação de um caminho que nos conduz à verdade do Natal: a celebração do encontro com Jesus.
Partilha, generosidade, autenticidade, são os sinais exteriores, de um caminho interior, de uma conversão do coração, para que nasça de novo em nossas vidas a presença de Cristo.
A alegria da espera da vinda de Jesus é já a certeza desse encontro...
«Eu baptizo-vos com água, mas está a chegar quem é mais forte do que eu, e eu não sou digno de desatar as correias das suas sandálias.
Ele baptizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo».
Não desperdicemos esta oportunidade que nos é dada para experimentar de novo a alegria desse encontro, a esperança que nasce desta amizade, a força de um amor que tudo transforma e renova.
Na simplicidade de cada gesto, na escuta e acolhimento do outro, no serviço e dádiva de si mesmo, transformamo-nos, não só a nós mesmos mas, tudo quanto nos rodeia.
A nossa missão, a nossa tarefa: lançar sementes de esperança, sementes de amor...
Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, ânimo e coragem.
Comments