top of page
paroquiasjbritolis

Domingo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José

29 de dezembro de 2024

«Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?»
(Lc 2, 41-52)
Uma palavra fraterna...

Celebrar a Festa da Sagrada Família no contexto do Natal do Senhor, é sempre uma oportunidade para revisitarmos esse lugar privilegiado onde o Senhor quer fazer a Sua morada: no coração de todos nós...
Olhamos para as nossas famílias, no contexto e situação atual: «Fiéis ao ensinamento de Cristo, olhamos a realidade atual da família em toda a sua complexidade, nas suas luzes e sombras.
(...) Hoje, a mudança antropológico-cultural influência todos os aspetos da vida e requer uma abordagem analítica e diversificada». «Estamos conscientes da direção que vão tomando as mudanças antropológico-culturais, em razão das quais os indivíduos são menos apoiados do que no passado pelas estruturas sociais na sua vida afetiva e familiar». (...) «há que considerar o crescente perigo representado por um individualismo exagerado que desvirtua os laços familiares e acaba por considerar cada componente da família como uma ilha, fazendo prevalecer, em certos casos, a ideia dum sujeito que se constrói segundo os seus próprios desejos assumidos com carácter absoluto». «As tensões causadas por uma cultura individualista exagerada da posse e fruição geram no seio das famílias dinâmicas de impaciência e agressividade». (...) «O ritmo da vida atual, o stresse, a organização social e laboral, porque são fatores culturais que colocam em risco a possibilidade de opções permanentes.
O ideal matrimonial como um compromisso de exclusividade e estabilidade acaba por ser destruído pelas conveniências contingentes ou pelos caprichos da sensibilidade. Teme-se a solidão, deseja-se um espaco de protecção e fidelidade mas, ao mesmo tempo, cresce o medo de ficar encurralado numa relação que possa adiar a satisfação das aspirações pessoais».

Olhamos hoje para a sagrada Família procurando nela esses sinais que nos hão-de ajudar a construir as nossas.

Sinais esses que farão de cada família lugar de esperança, fonte de felicidade, ternura e amor. Escola de vida, alegria do amor, alegria do Evangelho, peregrinos de esperança.

Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, ânimo e coragem.

Santo e Feliz Natal; Feliz 2025.
Fraternalmente, Pe. João Valente.
18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page